O Banho do Bebê

Certamente para os pais de primeira viagem o banho do bebê é um dos momentos mais esperados. A água morna, além de limpar, acalma seu bebezinho e um bebê calmo, cheiroso e bem cuidado alegra qualquer casa, não é mesmo?

A insegurança da mamãe e do papai é comum neste momento, mas é importante que ambos saibam que isso é algo passageiro e que esse momento é especial e, por isso, deve ser sinônimo de diversão e carinho para todos!

Os mais antigos costumavam esperar até que o cordão umbilical caísse para poder dar o primeiro banho de verdade no bebê, porém hoje se sabe que o banho no recém-nascido pode ser dado com segurança normalmente2.

Qual o melhor horário para o banho do bebê?

Os bebês são pessoinhas de hábitos e, portanto, precisam de uma rotina para que possam ajustar seus horários internos e conseguirem seguir a rotina da casa.

O horário do banho é uma das partes principais dessa nova rotina do pequeno e, por isso, deve ser pensada e estabelecida com cuidado.

Frequentemente, o banho está associado com o horário de ir para a cama, portanto, o melhor horário é à noite, durante a preparação para o sono. O banho à noite pode ajudar a acalmar o bebê e melhorar a qualidade de sono do pequeno. O ideal é que o banho do recém-nascido tenha a duração de 5 a 10 minutos2.

Isso não significa que a mamãe não possa dar um segundo banho no bebê durante o dia, principalmente no verão.

Preparando o banho de bebê

Antes de explicarmos como dar banho no bebê, há três regras gerais que vão facilitar esse momento:

  • 1. Prepare o local do banho e deixe à mão tudo o que você vai precisar, pois em alguns minutos suas mãos estarão (muito bem) ocupadas com seu pequeno. Separe sabonete líquido Dermacyd® Infantil, que é hipoalergênico e apresenta o pH semelhante ao da pele do bebê, respeitando sua delicadeza característica3, esponja, algodão, cotonetes, creme para assaduras, álcool 70% para o curativo do coto umbilical, fralda, toalha macia e a roupinha que ele irá vestir. Os brinquedinhos feitos para a hora do banho também são ótimos companheiros para o pequeno.
    Outro ponto importante é a temperatura do ambiente, que deve ser agradável para que, ao tirar a roupinha do bebê antes de colocá-lo na água, ele não sinta tanto frio. Os bebês perdem a temperatura do corpo bem mais rápido que os adultos, portanto, sentem mais frio. Ao terminar o banho, envolva o bebezinho na toalha o quanto antes.
    Somente tire as roupinhas do bebê quando tudo estiver pronto, inclusive a água na temperatura certa, ou seja, entre 36ºC e 38ºC.
  • 2. Os produtos que você vai usar para cuidar do seu bebê devem ser feitos para a pele delicada deles: xampus, esponjas e até mesmo a toalha devem ser macios ao toque da pele do seu pequeno.
    Os sabonetes líquidos merecem especial atenção. Segundo o pediatra Dr. Renato Kfouri “os bebês possuem o pH da pele ligeiramente mais ácido que o pH da pele dos adultos, fator que protege a pele do bebê contra as irritações. Portanto, o sabonete líquido ideal deve seguir esse critério por oferecer o cuidado e a proteção que a pele delicada do bebê exige3.” Dermacyd® Infantil mantém e recupera o equilíbrio da pele sem comprometer as defesas naturais, prevenindo irritações e assaduras.
  • 3. O papai também é convidado para essa festa! O trabalho em equipe nessa hora é positivo para todos. Os bebês associam muito os cuidados com amor, portanto, ter a família reunida para esse momento de cuidado vital vai fazê-lo perceber o quanto ele é amado e desejado por todos.

Banho do bebê Dermacyd Infantil

O banho de banheira

Hoje em dia já é possível encontrar suportes para banheiras de bebê para facilitar. Esses suportes permitem que você possa usar as duas mãos para dar o banho no pequeno.

O banho de banheira é muito simples, veja só:

  • Depois de preparar o ambiente do banho, encha a banheira pela metade com água morna. Use o termômetro de água para certificar-se que ela está na temperatura correta.
  • Coloque o suporte na banheira, se for utilizá-lo. Em seguida, coloque o bebê delicadamente na água para que ele não se assuste. Comece molhando os pezinhos, com a sua mão ou com a esponja, vá jogando água bem devagar nas perninhas dele, até que ele esteja com o corpo todo na água.
  • Utilizando o Dermacyd® Infantil, lave bem cada dobrinha para prevenir e evitar assaduras, ressecamentos e irritações.
  • Ao virar o bebê para lavar a parte de trás, lembre-se de apoiar o pescoço do pequeno com seu braço.
  • Na banheira, você pode usar um copinho para enxaguá-lo. Cuidado para não jogar água no rostinho do bebê acidentalmente. Aproveite e deixe-o brincar com o copinho! Ele vai adorar fazê-lo de brinquedo!
  • Durante o banho lembre-se de conversar muito com o bebê, explicar o que você está fazendo, cantar e brincar! Essa é a hora em que os laços familiares se estreitam, portanto, aproveite e expresse todo o seu amor!
  • Após retirá-lo da banheira, seque-o com cuidado, atentando-se nas dobrinhas. Vista-o mais rápido possível para evitar que ele sinta frio.

O banho também requer cuidados

As atividades mais simples e corriqueiras podem se tornar perigosas com a chegada do bebê, portanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora do banho:

  • Em hipótese alguma deixe seu bebê sozinho na banheira sem algum adulto por perto (aqui também vale não deixar o bebê sob os cuidados do irmão mais velho). Nem mesmo por um segundo. Se esquecer de algo e precisar buscar, leve o bebê com você. Os bebês podem se afogar com níveis bem baixos de água, portanto, não arrisque!
  • Não se esqueça de esvaziar a banheira imediatamente após o uso.
  • Evite dar banho no bebê logo após alimentá-lo. Os pequenos tendem a regurgitar logo após comerem.
  • Quando o bebê já estiver sentando, coloque um tapete antiderrapante na banheira para que ele não escorregue.
Scroll