A Pele do Bebê

A barreira da pele tem um papel vital na manutenção da hidratação, por meio da prevenção da perda de água e, consequentemente, do ressecamento que pode deixar a pele delicada do bebê irritada.2

Essa proteção natural começa a se desenvolver ainda na gravidez e se completa por volta da 34ª semana de gestação.2

Entretanto, ao nascer, o bebê ainda não apresenta todas as proteções necessárias e, portanto, sua pele frágil e delicada precisa de tempo para adaptar-se ao novo ambiente em que vive: “a pele do bebê é mais fina, mais permeável. Perde mais água por evaporação e não funciona como uma excelente barreira contra danos físicos e infecciosos. Essa imaturidade é proporcional à idade do bebê: quanto menor a idade, maior a imaturidade da pele3, explica o pediatra Dr. Renato Kfouri.

Ao sair da segurança da barriga da mamãe, a pele do bebê, quando exposta ao seu novo mundo, enfrenta vários desafios: o contato com os agentes agressivos do ar, como a poluição e variações de temperatura; o contato com as roupas e as constantes trocas de fralda.4

Todos esses fatores podem fazer com que o bebê desenvolva algumas irritações na pele4, o que é um problema muito comum que os novos pais se preocupam com toda razão.

Por esse motivo, os papais de primeira viagem devem ser extremamente cuidadosos com a pele de seus pequenos, começando pela escolha dos produtos que farão parte da vida do bebê.

A pele do bebê é caracterizada por apresentar um pH ácido5, portanto, merece cuidados especiais que só um sabonete líquido que apresente um pH semelhante ao de sua pele delicada pode oferecer.

Os sabonetes comuns apresentam um pH alcalino podendo irritar a pele do bebê6. Dermacyd® Infantil, que contém uma fórmula hipoalergênica e tem um pH semelhante ao da pele do bebê é exatamente o sabonete líquido que o seu bebê precisa.

Pele do bebê Dermacyd Infantil

A Higiene Diária – Cuidados com a pele do Bebê

O Banho

O banho do bebê é um momento muito especial e, para o pequeno que ainda não sabe se comunicar com palavras, significa um ato extremo de amor entre os pais e ele. Para o bebê, ser banhado é mais do que ficar limpinho e cheiroso. É a hora em que ele relembra (sim, os bebês têm memória!7) a sua “casinha” na barriga da mamãe. Complementando a água morna com o toque suave de quem o está banhando, ele certamente se sentirá o bebê mais amado do mundo. Não tenha pressa e aproveite muito esse momento tão íntimo!

Lembre-se, na hora do banho, dê preferência aos sabonetes líquidos com fragrâncias suaves, hipoalergênicos e que tenham o pH semelhante ao da pele do bebê, ou seja, ligeiramente mais ácidos, para o cuidado ideal com a pele do pequeno.3

Saiba mais sobre o banho do bebê.

A Troca de Fraldas

Com a chegada do bebê as fraldas terão parte importante na vida dos pais. A diversidade de tipos de fraldas encontradas no mercado com o objetivo de facilitar a vida de todos, acaba, por vezes, atrapalhando. Fralda para recém-nascido, diurna, noturna, para meninos, meninas, etc. A dúvida dos pais de primeira viagem em escolher a que melhor se adapta ao seu filho realmente é justificada!

O mais importante, entretanto, é que a fralda não cause nenhum tipo de irritação na pele do pequeno. Além da qualidade do produto que a fralda é confeccionada, as trocas devem ocorrer assim que perceber que o bebê a usou.

Vale lembrar que todos os produtos envolvidos na higiene das trocas de fraldas devem ser de uso específico do bebê: talcos, lenços umedecidos e creme para assaduras devem ser escolhidos com muito critério pelos papais. Levando sempre em consideração que, muitas vezes, o que é bom para um bebê pode não ser para outro.

O uso do sabonete líquido Dermacyd® Infantil é um grande aliado na higiene do bebê, pois contém em sua fórmula o exclusivo complexo ácido láctico + lactoserum, que mantém e recupera o equilíbrio fisiológico da pele.

O banho diário com Dermacyd® Infantil garante a eliminação de resíduos de fezes e urina, causadores de assaduras, sem comprometer as defesas naturais de sua pele delicada. Além disso, auxilia na prevenção do aparecimento de brotoejas e outros tipos de irritações da pele do corpo todo, garantindo ao mesmo tempo higiene e bem-estar.

No caso de assaduras graves, procure imediatamente o pediatra.

Dicas de Cuidados Gerais com a Pele do Bebê

  • O banho de sol é fundamental para a saúde do seu bebezinho. Entretanto, eles não devem ser expostos diretamente à luz do sol até que tenham seis meses de idade. A pele macia e delicada do bebê deve ser protegida com camisetas de manga longa, calças e chapéus. No verão, o bebê pode usar uma regata, porém ao levá-lo ao banho de sol, jogue uma fraldinha de pano por cima para proteger sua pele, uma vez que ele não pode usar protetor solar nos primeiros meses. Cuidado com as queimaduras de sol.8 Converse sempre com o pediatra.
  • É importante que os papais estejam atentos às picadas de inseto na pele do bebê. O quarto do pequeno, principalmente, deve ser protegido. O bebê pode ficar muito incomodado com a coceira ou a dor da picada em si.9
  • No inverno é preciso cuidar bastante das áreas que costumam ficar expostas ao frio, principalmente, o rostinho do bebê. O ar frio pode ressecar os lábios e a pele das bochechas. Isso pode ser evitado através da intensa hidratação da pele do pequeno. No calor ou no frio, hidratação sempre!10

A pele do seu bebê, o maior órgão do corpo humano, deve ser cuidada com todo amor e carinho. Para o bebê recém-nascido toda forma de cuidado com ele carrega uma dose imensa de amor, além de criar aquele vínculo que só quem é mamãe ou papai conhece. Aprecie cada momento de cuidado com o seu pequeno tesouro.

Scroll